O investimento no controlo interno tem um impacto essencial na estrutura da organização, sendo o melhor instrumento de validação da informação de gestão.
O controlo interno caracteriza-se por um conjunto de procedimentos, normas e objetivos estabelecidos pela administração da empresa com o propósito de cumprir a política administrativa da organização e proporcionar confiança no que diz respeito à eficácia e eficiência dos recursos, devendo verificar e assegurar a proteção do ativo da empresa e a veracidade e fidedignidade da informação de gestão da organização.
Controlo Interno
Procedimentos e controlo interno
Enquadramento
Todas as empresas possuem um sistema de controlo interno, independentemente da sua dimensão. A problemática que se coloca, de forma a este ser efetivo, é a adequação do referido sistema à estrutura da empresa. A adequação do sistema de controlo interno deverá ter em conta tanto a eficiência dos fluxos de operações, como a relevância da informação pretendida pela gestão.
Como o podemos ajudar?
Para o estabelecer de um bom ambiente de controlo interno, é necessário o criar de uma rotina de análises e validações de forma a assegurar que os procedimentos implementados estão a ser cumpridos pelas pessoas da organização.
De forma a gerar criação de valor, as organizações mantém-se permanentemente na procura de formas de redução de custos, identificação de oportunidades para a maximização dos seus proveitos e para um aumento da performance das suas pessoas e da própria empresa.
Em resposta a esta necessidade constante, a Bpartnership2M presta um serviço completo no apoio dos seus Clientes de forma a contribuir para um sistema de controlo interno que lhe seja o mais adequado.
-
Levantamento completo dos procedimentos implementados na organização;
-
Análise da informação produzida pelos diferentes departamentos da empresa;
-
Identificação de controlos a implementar e/ ou a melhorar na organização de forma a elevar o ambiente de controlo interno da empresa;
-
Testes documentais e de suporte a efetuar ao ambiente de controlo interno existente;
-
Apresentação de resultados do trabalho efetuado e identificação de prioridades junto da gestão;
-
Cooperação permanente na fase de implementação;
-
Criação de uma matriz de teste aos procedimentos e controlos implementados de forma a garantir que os mesmos se encontram a ser cumpridos;
-
Análise regular ao ambiente de controlo interno existente na empresa.