top of page

A importância do planeamento na optimização de custos

Vivemos hoje num mercado cada vez mais competitivo e com margens de lucro cada vez mais pequenas. Uma das soluções tantas vezes seguida pelas empresas de forma a contrariar estas margens de lucro tem sido a de reduzir os seus custos.

Quando se procura alterar a estrutura de custos da empresa, a ferramenta mais vezes utilizada costuma ser a de cortar. No entanto sem uma política bem definida e um planeamento adequado dos mesmos, este corte de custos, poderá trazer vários contratempos à operacionalidade do negócio.

Optimizar em vez de os cortar e desta forma proporcionar uma eficiência operacional à empresa é uma das ferramentas de gestão de maior sucesso cada vez mais utilizada.

A estrutura de custos de qualquer empresa deve ser pensada e adequada à dimensão da sua atividade, sendo essencial um acompanhamento e análise crítica de todas as componentes, mesmo das que muitas das vezes são dadas como garantidas dentro da organização.

Contrariamente ao que muitas vezes se pensa, otimizar custos nem sempre está relacionado com corte. Otimizar custos pressupõe planeamento, execução e controlo de todo o processo produtivo e/ ou logístico até à entrega do produto ao cliente final. É assim importante, eliminar todas as actividades que não tragam valor acrescentado ao produto final.

O primeiro passo para a otimização de custos é o planeamento e o estabelecimento de uma política de gestão dos mesmos no seio da empresa.

Deverá identificar-se e quantificar todos os custos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis, bem como a sua importância para a actividade operacional. Sem este trabalho inicial, dificilmente a empresa irá conseguir que os seus esforços de optimização resultem em redução de custos e melhorias na produtividade.

Para que as políticas de gestão de custos sejam eficientes, as mesmas estão dependentes da existência de um planeamento estruturado que deverá ser pensado a médio e longo prazo.

A necessidade de planear muitas das vezes para um período de 5 ou até 10 anos, deve-se ao facto de existirem determinados custos que não podem ser modificados no curto prazo como seja o caso de contratos estabelecidos para vários anos.

Os desafios da otimização de custos

A importância do planeamento

Desta forma, podemos definir os seguintes factores como críticos para a otimização de custos: 

  • Gestão de processos

  • Estrutura organizacional

  • Controlo interno

  • Informação de gestão adequada

Fale connosco

Na Bpartnership2M trabalhamos sempre em parceria com as empresas que recorrem aos nossos serviços, promovendo a união do know-how interno existente na empresa, com a nossa experiência e capacidade. Desta forma, conseguimos desenvolver soluções à medida dos nossos Clientes, sempre com o compromisso de oferecer uma relação de confiança e um serviço de real valor acrescentado.

Para qualquer esclarecimento, contacte-nos sem compromisso.

Morada

Largo São João, Nº 1-C

1495-706 Cruz Quebrada-Dafundo, Oeiras, Lisboa

(+351) 911 972

(+351) 912 956

012

546

Contacte-nos

Enviado. Prometemos ser breves.

Bpartnership2M | Todos os direitos reservados © 2017

bottom of page